2.9.06

Sobre a alegria

Lendo uma história do livro Histórias para Aquecer o Coração dos Pais, de Jack Canfield, um ditado antigo me veio à mente: "A gente só dá valor à água depois que a fonte seca". Pensei: será que é mesmo assim? Me respondi: é assim. Aprendemos na vida através da vivência de opostos: som e silêncio, dia e noite, tristeza e alegria... É sobre a alegria que quero falar.
Só quando senti uma tristeza profunda, quando me vi privada da alegria é que pude perceber essencialmente o seu valor, a sua importância para a vida como um todo. A alegria é um preventivo para que não adoeçamos a alma e, consequentemente, o nosso corpo. E, caso isso seja inevitável, é o remédio para a restauração, um revitalizador natural. A alegria é muito mais importante que o dinheiro, pois ela cria situações de abundância que nos mantém sempre abastecidos em todos os sentidos.
Foi a alegria, mais precisamente a falta dela, que me levou a promover mudanças profundas e significativas em minha vida. Ela foi o parâmetro para que eu soubesse se o que estava fazendo era certo ou não. O certo é o que nos faz feliz, entendendo como felicidade ,não um estado de ausência de conflitos, mas um estado de capacidade de promover o equilíbrio nas situações mais difíceis, de readaptação, tendo como referência a saúde, a plenitude, a alegria, entre outras coisas, experimentadas nas fases de conforto interno.
É a alegria responsável pelo equilíbrio diante das injustiças e desigualdades. As pessoas que a cultivam reinventam a vida, revertem situações, apesar de... Não está ligada a nível sócio- econômico, cultura, satisfação plena das demandas emocionais, realização profissional e tantos outros itens, apesar de facilitar o caminho pra chegar a todos eles.
Alegria é uma questão de escolha pela afinação com o instrumento divino. Uma escolha pela vida, pelo projeto original da criação, onde está impressa a felicidade e perfeição humana. Somos frutos de um ato de criação alegre, que explodiu e expandiu em cores, diversidade, fertilidade. Temos, dentro do nosso ser, a semente luminosa da alegria e com ela podemos negar qualquer situação que nos afaste da nossa origem de seres divinos, dotados de infinita capacidade, de infinita força, perfeitos em essência, luminosos, plenos...alegres!

Nenhum comentário: